Palavras que não saem do meu pensamento...

"Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

(Re) Encantamento. Ou não.



Participei hoje do primeiro dia do Congresso Internacional sobre Formação de Professores - (Re) Encantamento da Escola, Admiração, Confiança e Prazer na Aprendizagem.



Preciso dizer que termieni meu dia muito feliz, por vários motivos.


O primeiro deles foi porque reencontrei muitas pessoas queridas, que há tempos não via. Saudades!


O segundo foi porque em dias como este, nós entramos em contato com pessoas que, assim como nós, amam o que fazem. Tivemos a honra de ouvir seres humanos maravilhosos como Celso Antunes, Tereza Penna Firme, Nilbo Nogueira, Emília Cipriano e Max Haetinger. Maravilhosos como profissionais, grandes em sua sabedoria, que nos transmitem, além de conhecimento, energia positiva, e que transbordam amor por aquilo que fazem.


Por diversas vezes rimos com eles. Por diversas vezes nos emocionamos e choramos. Nos divertimos, cantamos, daçamos, aprendemos, refletimos. Que dia gostoso! Como pode um dia de Congresso, num pavilhão do Parque da Uva de Jundiaí, com um calor "daqueles", ser gostoso?


Nós amamos o que fazemos, e isto basta. Precisamos de momentos como este para reacender a chama, recarregar a bateria, reencantarmo-nos.


Reencantarmo-nos principalmente por esta tarefa difícil, porém fantástica, de educar. Por diversos momentos, neste maravilhoso dia, senti-me como uma criança que senta-se no chão, "perninhas de índio", boquiaberta, e fica olhando fixa o professor, prestando atenção naquela história que ele conta. Identificando-me a todo momento com a princesa do conto de fadas.


Os professores que tivemos hoje são dignos de respeito e de muitos aplausos, principalmente por terem a capacidade (fenomenal, eu diria) de dizer tanto com tão poucas palavras.


Há, claro, quem não gostou. Sempre há. A estes profissionais que não se interessam, que (des)aproveitam dias como este para fofocar, que "chegam já indo embora", como nos falou Emília Cipriano, que não sentem vontade de aperfeiçoar sua prática e, principalmente, que não acreditam que podem melhorar o que fazem, damos o nome de "professauros". Não tem nada a ver com idade, tem a ver com valores, compromisso.


Teria ainda tanto a escrever sobre coisas que aprendi, mas tenho medo de distorcer ou misturar as coisas, dada a minha euforia.


Para terminar, queria dizer que já me sinto diferente, com ideias borbulhando em minha mente, e que eu peço a Deus que não me deixe perder o ânimo, que eu seja capaz de ainda reencantar-me muitas vezes por esta profissão. Porque eu acredito que ser professor hoje é ter um compromisso com o futuro da humanidade e do Planeta, acima de tudo.


Obrigada, Senhor, por eu me identificar com estas almas iluminadas, e não com os "professauros"!
 
(Na foto, eu com Max Haetinger)

2 comentários:

  1. Primeiramente os professores, ou melhor, os seres humanos, precisam reencantarem-se com a vida,porque só encantamos os outros quando somos encantamos...
    É isso que falta na EDUCAÇÃO DO MUNDO INTEIRO, amiga!!!!
    Quanto ao Rubem Alves,se fosse eu, beijavaaaaaaaaaaa.
    Beijinhos,minha linda

    ResponderExcluir
  2. Rafinha, tem um selinho pra você, lá nas minhas páginas.
    Passa lá e pega.
    Beijinhosssssssssssss

    ResponderExcluir