Palavras que não saem do meu pensamento...

"Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

domingo, 4 de outubro de 2009

Filmes e desenhos animados


Hoje recebi em minha casa um casal de amigos, Renata e Ricardo, cujo filho acaba de completar um ano. O Mateus estava brincando com o Ricardo e quis mostrar a ele os carrinhos do McQueen e amigos, que ele ganhou junto com um par de chinelos.
O Ricardo não conhecia o McQueen... O Mateus falou: "O McQueen, do filme...", tentando explicar como se fosse a coisa mais óbvia do mundo. E pra ele é.
Eu, brincando, comentei: "Como assim, você não sabe quem é o McQueen?", ao que ele me respondeu: "Ainda não". Nós rimos e eu segui:
"Pois é, daqui a pouco você vai não só saber quem é o McQueen, como saber todas as falas dele e conhecer todos os roncos do motor dele no filme..."
De fato, as crianças que gostam de assistir aos filmes infantis, que hoje têm muito a ensinar aos nossos pequenos, passam por fases, nas quais ficam "viciadas" em um determinado desenho. O Mateus já teve várias... A do "Carros", a do "Nemo", a do "Monstros S.A.", a dos "Incríveis", a do "Lilo & Stitch", dentre muitos outros desenhos, sem falar nos musicais (Xuxa, Patati Patatá, Cocoricó...).
Quando o Mateus nasceu, uma amiga me falou pra não deixá-lo na frente da TV, que não é bom, que o bom mesmo é se exercitar, aquelas coisas de vida saudável e estimulação que a gente escuta falar sempre. Pra falar a verdade, eu concordava com ela, até ter que tive voltar a trabalhar e ver o tempo escapar pelas minhas mãos, com tanto a fazer... Quem foi que me ajudou? A TV!!! O Mateus assistia a desenhos educativos, claro, além de musicais. Os desenhos da TV Cultura são ótimos, ensinam desde cores até inglês (você já assistiu a "Dora, a aventureira"?). Fora isso, também ajudam no desenvolvimento da linguagem e percepção visual (você conhece os DVDs do Baby Einstein?)
Claro que o que eu escrevo aqui são conclusões de mãe, nada científico. Rsrsrsrs Cada um tem que avaliar o que é melhor para si. Para mim, sozinha no apartamento com um bebê de cinco meses e um monte de serviço pra fazer, foi bom. Mas desenvolveu no meu filho mais do que distração... Rsrsrsrs Um dia brinquei que ele tinha uma babá ótima, a Xuxa, na televisão... Aprendia cores, números, ritmo... Quando ele começou a falar, já saiu cantando as músicas que ouvia desde cedo. Ele só precisava aprender a falar para poder cantá-las.
Hoje o Mateus é um garoto muito esperto. Na reunião da escolinha, a professora me falou que tudo o que eles vão aprender, o Mateus associa a alguma música que ele conhece. Graças a Deus, só recebo elogios a respeito dele...
Bem, é claro que a gente também valoriza a atividade física e a boa alimentação. Cada coisa a seu tempo... Na hora de comer, comer. Na hora de brincar, brincar, jogar bola, andar de bicicleta e até mesmo caminhar. Na hora de acalmar, desenho.
Não tenham medo da televisão. Como tudo na vida, é só usá-la com moderação! Escolher bem desenhos e programas. E ao Ricardo, um recado: calma, logo, logo você vai conhecer todos esses personagens fantásticos também, e se divertir muito com eles! Hahaha...
A tempo: "Carros" e "Monstros S.A." são meus filmes preferidos!!!

Um comentário:

  1. Amei a música do Lenine e passei para dizer que sou apaixonada pelos filmes infantis e tiro o que de melhor nos passam...
    Ou eles nos transmitem coisas boas ou aquelas que nunca devemos fazer.
    A interpretação somos nós quem damos sempre, amiga!
    Está cheio de marginais que nunca assistiram violência televisiva e nem por isso são anjos...
    Tudo é relativo.
    Beijocas

    ResponderExcluir