Palavras que não saem do meu pensamento...

"Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sobre o esforço e o mérito de cada um


Hoje recebi um e-mail que mostrava imagens chocantes de nativos da Costa Rica recolhendo ovos das tartarugas. Ovos estes que haviam sido postos naquele momento. Quanta crueldade... Com as tartarugas ainda ali, pondo seus ovos, eles vão os recolhendo em sacos e sacos, para vender...
As tartarugas, em sua inocência, acham que estão dando continuidade à espécie...

Quem me conhece sabe o quanto me importo com a questão ambiental. Sou incapaz de jogar um papel de bala no chão, onde quer que eu esteja. Guardo lixo no carro e na bolsa até chegar em casa. Evito o desperdício de água, aproveitando o que a máquina de lavar roupas solta para lavar a garagem. Escovo os dentes e lavo louça usando o mínimo de água que consigo. Tenho uma sacola retornável de lona e trago minhas compras do mercado em caixas de papelão, para evitar o uso de sacolas plásticas. Faço o que consigo (mas não desisto) para que meus alunos compreendam porque não devem jogar lixo no chão, gastar água à toa e separar o lixo reciclável (ah, isso eu faço também!).

Então, quando vejo uma crueldade contra a natureza, nossa Terra-Mãe, fico indignada. Ainda não estou acostumada à ideia de que nem todos são como eu...

Fico imaginando de quê adianta o meu esforço, a minha preocupação, todas as minhas atitudes em favor do meio ambiente, se a maioria das pessoas não se importa... De quê adianta eu não pegar sacolas plásticas no mercado se há pessoas que matam animais por crueldade, se há gente (gente? ser pensante???) que joga lixo em qualquer lugar, que constroi em qualquer lugar, que ateia fogo no mato, enfim, que só age contra o que eu acredito???
 Depois, quando a Natureza dá o troco (e ela sempre dá!), quando desbarranca tudo, quando morre gente soterrada, quando tem enchente (chove há 36 dias na grande São Paulo!!!!!!!!), colocam a culpa no governo... Claro que o governo tem sua parcela de culpa, mas eu não penso política, eu penso poesia, penso educação, então não vou entrar nesse assunto, mas ninguém pensa nas consequências quando está amontoando lixo e casebres de restos de qualquer coisa nessa cidade imensa que é São Paulo... Ninguém pensa no que vem depois... Quando acordam, a água suja (que eles mesmos emporcalharam) está levando tudo: "tudo o que a gente levou anos pra conseguir", sofá, geladeira, a vida das crianças... Coitadas das crianças, pagam um preço altíssimo pela ignorância daqueles que deviam guiá-las pelo caminho correto...

Então, acabei de me dar conta, refletindo sobre tudo isso, que vale a pena eu continuar agindo da mesma maneira... Porque tem gente que tem a missão de guiar, e não foi à toa que escolhi ser professora. Vou continuar me preocupando com a natureza e com a preservação, e vou tentar convencer muitas pessoas do quanto isso é importante.

Porque, no final das contas, é entre a gente e Deus, e não entre a gente e os outros (como nos ensinou Madre Tereza de Calcutá)... E Ele sabe que estou fazendo a minha parte!

(Imagem de Greg/ DP sobre foto de Helder Tavares/ DP/ D.A. Press, retirada de

3 comentários:

  1. Rafinha, ia responder-te por mail, mas depois vi teu post e então dou minha humilde opinião aqui.
    Também me importo muito com o meio ambiente, porém discordo dos grandes manifestos dos ambientalistas que muitas vezes se recusam a entender as questões culturais e a miséria humana.
    A fome dói para quem a conhece.
    Estas pessoas estão às margens da sociedade e não há ambientalista algum que se preocupe em mudar a vida delas.
    Elas já se entendem sem esperanças.
    Nossa Ministra do meio ambiente defende as causas ambientais mas anda de carrão último tipo.
    Será que os ambientalistas fazem mesmo o que eles dizem ou somente é marketing pessoal como tenho visto aos montes por aí...
    Tenho um amigo que só se tornou ambientalista para poder fazer grandes viagens que seu grupo promovia e olha que ele é uma assumidade no assunto, engenheiro da CETESB que nem do lixo da própria casa cuida...
    Acho que as pessoas antes de falarem em vergonha deveria colocarem-se no lugar dessas pessoas que catam os ovos e vendem ou trocam por uma miséria.
    Eu vi a verdadeira matéria, ou seja, o outro lado da história e se existe uma culpa, os últimos culpados são estes pobres que aparecem nas fotos.
    Desculpa amiga, mas precisava dizer...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Gostei muito do teu post. Temos muitas coisas em comum. Também cuido do meu lixo, uso sacolas ecologicamente corretas, amo e defendo os animais etc etc E, apesar de saber que a fome é um grande problema, não acho que justifica as atitudes de certos seres humanos. Há muito de ignorância, falta de informação e, muitas vezes, pura crueldade e ganância!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  3. Amigas...
    Como eu disse, não cabe a nós julgarmos as atitudes de cada um... Compreendo a questão da fome, Malu, da miséria, mas o meu desabafo foi ambiental mesmo... Gente podre tem em qualquer lugar. Foi apenas uma reflexão... Beijinhos!!!

    ResponderExcluir